FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Feira P/Arte - Paço das Artes São Paulo



Foto de Enzo Ferrara

Por: Enzo Ferrara

No período de 17 a 21 de outubro de 2012 tivemos a oportunidade de trocar experiências, ver novas técnicas e materiais, conferir a obra de novos artistas na Feira P/Arte, montada no Paço das Artes em São Paulo.
A feira, não só expôs as obras de artistas e o material de galeria, mas também houve uma promoção de debates e palestras para ajudar os artistas como as questões que giram no mundo do artista.
Hoje o mercado de arte está mais seletivo e afunilou, mas as oportunidades estão aí, como a copa e as olimpíadas, uma oportunidade única de ter circulando por algumas regiões um público de fora do país, que consome de tudo, inclusive arte, porém não estamos tão preparados para aproveitar melhor essas oportunidades tão raras. Eventos como a Feira P/Arte é uma ótima oportunidade para qualificar e analisar os principais pontos da produção, divulgação e comercialização da produção artística brasileira.
Temas como a Trajetória do artista, prêmios, circuitos itinerantes, linguagens poéticas, como falar de arte com crianças, as questões do público e do privado, ações para a construção de circuitos artísticos no Brasil, a arte e o mercado, com a oportunidade de conferir relatos de dois galeristas e um colecionador, o território livre, grupos de estudo, ateliê coletivos e espaços experimentais de artes visuais em São Paulo, mercado e a arte brasileira ganha o mundo, comprometimento e dúvidas. Houve também oficinas de criação para crianças a partir de 5 anos de idade.
Tivemos a participação de algumas revistas, que trabalham com o tema arte. O destaque vai para as revistas ARTE!Brasileira e Vila Cultural. Ter revistas que trabalham com arte no Brasil é muito importante, pois dependendo do tipo de arte é muito difícil para a própria revista se manter, conseguir patrocinadores, que é na verdade o que mantém uma revista de fato, são os anúncios que trazem o dinheiro que a revista precisa para se mater.
No caso das galerias, selecionei três galerias em especial, não foi aleatoriamente, por que as galerias em questão tem um espaço especial para a arte popular e Naïf. A Galeria Estação/Estação São Paulo, que fica na rua Ferreira de Araujo, 625, Pinheiros em São Paulo, a galeria de Babel Black, localizada na rua Paes de Araújo, 77, Sala 5, Itaim Bibi em São Paulo e por último uma que venho de Longe a Galeria Tina Zappoli, localizada na rua Paulino Teixeira, 35, Rio Branco, Porto Alegre Rio Grande do Sul.
Um detalhe curioso foi encontrar jovens artistas, que são cada vez mais raros nas exposições, participando da feira, um artista que me chamou a atenção foi o QAZ que levou para a feira obras de produção de rua como o Graffiti e materiais inovadores, como os painéis feitos com lona usada de caminhão, com o típico colorido brilhante do graffiti o artista é representande de uma nova geração. Outros artistas também participaram da feira, destacamos alguns nomes como Smithi, Oscar Cruz, Virgílio, Murilo Castro, Pilar, Joh Mabe, Mônica Figueiras, Eduardo Machado e Patrícia Costa.
Vamos aguardar a próxima edição da Feira P/Arte no ano que vem e quem sabe a gente participa dela também, afinal temos sempre a oportunidade de fazer a troca de experiências com outros promotores de arte no Brasil.